Se potencializando como a maior liderança de esquerda em Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) acumulou ainda mais capital político através dos aliados eleitos nas eleições de 2024 e, consequentemente, já se posiciona como uma figura central nas articulações para as eleições estaduais de 2026, mesmo ainda restando um tempo considerável até o pleito.
Neste ano, com sua força política e capacidade de articulação, ele ajudou a eleger como prefeitos Fábio Costa em Arauá, Sandro de Jesus em Cristinápolis, Givanildo em Salgado, Dr. Saulo em Nossa Senhora de Lourdes, Gilberto Maynart em Maruim e Cristiano Viana em Simão Dias, além de diversos outros nomes.
Daqui a dois anos, o petista encerrará seu primeiro mandato como senador– para o qual foi eleito com 300.247 votos em 2018– e, conforme apontam informações nos bastidores, poderá buscar a reeleição.
Atualmente, Rogério é o principal nome com o apoio do petismo no estado. Para 2026, enfrenta apenas uma disputa interna com Márcio Macedo, que, segundo informações, estaria alinhado ao governo Mitidieri e trabalhando na formação de um grande grupo político.
Contudo, Rogério, como detentor de um mandato em exercício, tem prioridade para disputar a reeleição ao Senado pelo PT. Além disso, ele já sinalizou o desejo do presidente Lula, de quem é um fiel aliado no Congresso, de tê-lo reeleito, e até mesmo um apoio numa eventual candidatura ao Palácio dos Despachos.
A decisão que Carvalho tomará para 2026 ainda é incerta e só o tempo poderá revelar. Até lá, o senador, que conquistou quase 600 mil votos em 2022, e é uma das lideranças com maior força de articulação, seguirá sendo uma das principais figuras nas movimentações políticas de Sergipe e, sem sombra de dúvidas, desempenhará um papel crucial na definição dos rumos para o próximo pleito estadual.