A proprietária do imóvel em construção, cuja parede desabou e e feriu cinco pessoas foi autuada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) por exercício ilegal da profissão. O incidente ocorreu na última quinta-feira, 12, na Rua Juiz Moacir Sobral, no bairro Atalaia, em Aracaju.
De acordo com o Crea-SE, após o desabamento, a área atingida foi imediatamente isolada e interditada para evitar novos riscos. A fiscalização do conselho esteve presente no local e verificou que a obra estava sendo conduzida sem o acompanhamento de um profissional de engenharia habilitado. Em razão disso, a proprietária do imóvel foi autuada por exercício ilegal da profissão.
Segundo o coordenador da fiscalização do Crea-SE, Wlademir Lufran Marques, o auto de infração será encaminhado ao setor jurídico do Conselho, que tomará as medidas cabíveis para instaurar um processo de contravenção penal contra a responsável pela obra. Somente este ano, 72 autuações já foram emitidas contra leigos que atuavam ilegalmente na área de engenharias em Sergipe.
“A engenharia é uma profissão regulamentada, que exige formação específica e registro no Crea para garantir que os profissionais possuam o conhecimento técnico necessário para conduzir obras de maneira segura e eficiente. O acompanhamento de um engenheiro durante a execução de uma obra não só assegura que todas as normas técnicas e de segurança sejam cumpridas, mas também minimiza os riscos de acidentes e garante a integridade estrutural das construções”, afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
Relembre o caso
No último dia 12 de setembro, a parede de um imóvel de três pavimentos, ainda em construção, colapsou, atingindo uma residência vizinha. O impacto do desabamento feriu cinco pessoas, incluindo três crianças que estavam no mesmo quarto. Todas as vítimas foram rapidamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e passam bem.
Fonte: Infonet