Mais de 1,5 mil agricultores familiares são beneficiados com o programa Minha Terra em Poço Verde

0
6

Em apenas dois anos, o programa superou a meta inicial com a entrega de 4.357 títulos

A regularização fundiária em Sergipe segue avançando e transformando realidades. No último dia 30 de agosto, o Governo do Estado entregou 1.591 títulos de terra a agricultores familiares no município de Poço Verde, centro-sul sergipano. A ação integra o programa Minha Terra, que promove a legalização de propriedades rurais, dando acesso a mais dignidade, segurança jurídica e oportunidades de crescimento. O investimento estadual já chega a R$ 10 milhões.

Em apenas dois anos, o programa superou a meta inicial de quatro anos, com a entrega de 4.357 títulos, quando o previsto era 4.000. Agora, a meta é beneficiar 10 mil famílias até o fim de 2026. Com o documento em mãos, os produtores passam a ter acesso a crédito rural junto a instituições financeiras, assistência técnica, seguro safra, aposentadoria rural e garantias como o direito de herança.

Para o agricultor José Almeida Rosário, 68 anos, que planta milho e feijão no povoado Rio Real, em Poço Verde, a conquista abre novos horizontes. “Queria plantar mais capim para criar umas vaquinhas, e agora vai dar para fazer isso. É uma felicidade muito grande. Depois disso, meu filho, que está morando em Santa Catarina, vai voltar para trabalhar na nossa terra”, compartilha o agricultor, que atua no campo desde os 12 anos.

O sentimento de segurança também foi destacado por José Santos Cruz, 40 anos, que vê o título como um legado para a filha. “É uma segurança muito importante para mim e para meus familiares. Ter essa comprovação deixa a gente muito feliz. Vou poder investir e ampliar minha plantação. Estou muito satisfeito”, expressa.

Já o produtor Dorivaldo José de Jesus Santos, 48 anos, celebra não apenas o documento, mas também as novas possibilidades de renda. O agricultor reside no Povoado Lagoa do Mandacaru e trabalha atualmente com o vizinho, mas pretende inserir mais pessoas na sua produção de milho e feijão. “Agora, dá para pensar em chamar mais pessoas. Fico muito feliz pelo olhar que o governador teve com a gente. São oito anos de espera, e finalmente saiu. Estou realizado”.

Sobre o programa

O ‘Minha Terra’ simplifica as barreiras para que agricultores familiares tenham a escritura das propriedades, garantindo mais possibilidades de investimento e tranquilidade aos produtores.

O agricultor Aderaldo Ribeiro Sales reforça como o programa facilita o acesso à escritura, eliminando barreiras burocráticas e custos que, antes, eram impeditivos. “Pouca gente tem condições de pagar um advogado e os documentos no cartório. Com essa ação, facilitou demais. Quem tem o título agora tem a garantia que ninguém vai poder tomar sua terra. É uma segurança sem igual”, afirma.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here