Produto foi adquirido por meio do programa Sementes do Futuro, que visa fortalecer a produção local
O programa Sementes do Futuro, do Governo do Estado, iniciou a distribuição de sementes certificadas de milho, fortalecendo a agricultura familiar em Sergipe. Coordenada pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a iniciativa garante mais qualidade e rendimento para os lavradores. Cem agricultores do município de Malhador foram os primeiros beneficiados. No último dia 21, cada um deles recebeu 10 quilos de sementes, totalizando uma tonelada para os produtores do município do agreste sergipano. Este ano foram adquiridas 206 toneladas de sementes de milho selecionadas, um investimento de R$ 3 milhões.
A agricultora Cláudia Maria de Lima tem uma pequena propriedade no Povoado Taboa, localizado em Malhador, e disse que se cadastrou para receber a saca de 10 quilos de sementes. “Planto tudo em minha propriedade. Temos bananeira, milho, macaxeira, batata. Não temos o costume de fazer a retirada de sementes e, por isso, minha expectativa é de que o milho esteja bom. Aliás, a semente está muito cara no momento”, disse a produtora.
De acordo com a Emdagro, o preço médio da saca de 10kg de semente de milho custa R$ 200. Os beneficiados são os pequenos agricultores, principalmente agricultores em área de assentamento, quilombolas e assistidos pela Emdagro.
Economia que o produtor Valtino do Nascimento, o Zico, agradece. Ele trabalha em sua propriedade, também no Povoado Taboa, produzindo milho, amendoim e inhame, e se declarou grato por receber o produto. “É a primeira vez que eu pego o milho do Governo do Estado. É uma ajuda muito boa, porque as sementes estão custando caro atualmente. Hoje estamos retirando uma saca de 10 quilos sem pagar nada. A gente que planta só tem a agradecer”, informou.
A distribuição da semente de milho é feita anualmente, beneficiando mais de 20 mil agricultores familiares de 60 municípios sergipanos. A entrega, feita este ano de 19 a 25 de março, é crucial para que o cereal esteja pronto para a colheita no período junino.
Maria Vieira também é produtora rural e fez a retirada das sementes em Malhador na última sexta-feira, 21. Ela mora e trabalha no Assentamento Povoado Sítio Palmeiras. “Planto de tudo um pouco. Meu cantinho é uma salada. Soube que teria distribuição de milho, porque eu fiz a inscrição para receber. Minha expectativa é produzir e vender muito milho”, planejou.
Sementes qualificadas
A semente de milho distribuída é certificada, de alta qualidade e exclusiva para o plantio. O produto é adquirido de empresas especializadas, garantindo mais produtividade e segurança para os agricultores. Com distribuição coordenada pelas Unidades Regionais de Boquim e Nossa Senhora da Glória, as sementes foram distribuídas para os municípios beneficiados.
Além da distribuição das sementes de milho, o programa Sementes do Futuro também contempla os agricultores com sementes certificadas de arroz. A entrega desse cereal ocorre a partir de junho, período ideal para o plantio na região do bairro São Francisco. Com essa iniciativa, o programa fortalece ainda mais a produção agrícola em Sergipe, garantindo sementes de qualidade e incentivando a agricultura familiar.