De 29 de março a 5 de abril de 2025, a 8ª edição da EGBÉ — Mostra de Cinema Negro acontece em Aracaju, evento que se consolidou como um dos mais importantes espaços de celebração e reflexão sobre a cultura afro-sergipana e a produção audiovisual negra no Brasil. Este ano traz como tema o conceito africano Sankofa, um convite para revisitar saberes ancestrais e fortalecer o protagonismo negro no presente e futuro.
A mostra tem como objetivo promover o resgate da ancestralidade por meio da arte, refletindo sobre a importância de preservar o legado cultural e histórico das populações negras em um contexto de diáspora. Para isso, a programação contará com uma série de exibições de filmes nacionais e internacionais, com ênfase em filmes de países do continente africano, além de diálogos com cineastas como Lucas H. Rossi dos Santos, diretor de Othelo, o Grande, e Nayra Albuquerque, diretora de Ginga Reggae na Jamaica do Brasil.
Outro destaque da edição são as homenagens a Mariano Antônio e Valdice Teles, duas personalidades fundamentais do teatro negro sergipano. A cerimônia de entrega do Troféu Severo D’Acelino, realizada durante a abertura da Mostra, celebra a trajetória desses artistas e reafirma sua contribuição essencial na construção e valorização das tradições culturais afro-brasileiras, com ênfase no teatro e na resistência cultural em Sergipe