Após a cassação de seu mandato nesta semana, o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) segue envolvido em polêmicas. Desta vez, o parlamentar está sendo criticado por votar a favor do pacote fiscal do governo, contrariando a orientação de sua própria sigla. A proposta limita o aumento real do salário mínimo e endurece as regras para acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Nas redes sociais, a postura de Ícaro gerou indignação, especialmente por parte de direitistas. “As máscaras estão caindo”, comentou um internauta. Outro afirmou: “Nem ele, nem o pai pensam na sociedade, só no poder. Espero que sejam extintos da política”. “Tomara que perca o mandato”, lembrou mais um.
A medida, segundo o governo, visa reduzir despesas obrigatórias, como benefícios sociais, aposentadorias e salários do funcionalismo público, para criar maior margem de manobra para investimentos e programas governamentais.
Ela foi aprovada com 264 votos a favor e 209 contrários. As bancadas do PL, Novo, Psol e Rede orientaram voto contra. O texto segue agora para votação no Senado.