Armas e munições foram apreendidas, na manhã desta terça-feira (23), na residência de um homem de 70 anos, suspeito de ameaçar a comunidade no Povoado Areia Branca, na Zona Expansão de Aracaju. A ação é resultado da operação denominada Diplomacia, da Polícia Civil.
As investigações começaram em setembro, após denúncias de moradores e turistas sobre disparos de arma de fogo às margens do Rio Santa Maria. Foi apurado que o homem utilizava as armas para intimidar comerciantes e visitantes, chegando a atingir embarcações e casas vizinhas.
De acordo com o delegado Allisson Lial, o investigado afirmava ser cônsul e dizia que sua propriedade possuía imunidade diplomática para impedir a fiscalização e justificar as ações.
A apuração da polícia, no entanto, confirmou que o título utilizado pelo homem perdeu a validade em 2020. Atualmente, ele não possui cargos ou prerrogativas diplomáticas que protejam a ele ou ao imóvel.
No local, foram encontrados uma espingarda, uma pistola, munições de diversos calibres. O material apreendido passará por perícia.
O homem é investigado por crimes de ameaça e infrações previstas no Estatuto do Desarmamento. Ele foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

