Programa Primeiro Emprego e plataforma GO Sergipe impulsionam entrada da juventude no mercado de trabalho formal no estado
O Governo de Sergipe empreende esforços contínuos para a criação de oportunidades e geração de mais emprego e renda à população do estado. Reflexo disso são iniciativas como o Programa Primeiro Emprego (PPE), que já ofereceu 1.800 vagas em cursos de qualificação profissional a pessoas de 18 a 29 anos, e a plataforma GO Sergipe, que conecta empregadores e trabalhadores. As ações têm sido amplamente aprovadas por jovens de Sergipe, que enxergam nelas a chance de ter acesso a empregos formais.
Uma das jovens beneficiadas é Andreza Tavares. Aos 29 anos, ela se inscreveu no PPE em Itabaiana, e afirma que o programa possibilita uma oportunidade que nunca teve na vida. “Tentei muitas vezes entrar como jovem aprendiz, mas era muito concorrido, tinha pessoas mais capacitadas do que eu. Essa é uma oportunidade única na minha vida e será para várias gerações”, exalta.
A jovem busca pelo primeiro emprego em um momento de resultados positivos de empregabilidade alcançados por Sergipe. O estado encerrou o último trimestre de 2024 com a menor taxa de desemprego da história: 8,4%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Além disso, Sergipe atingiu o maior estoque de empregos da história do estado, com mais de 344 mil postos de trabalho formais.
Quem também aproveitou para se inscrever no PPE foi o jovem José Henrique Bispo, 21 anos. Ele ressalta o papel de capacitação profissional promovido pelo programa do Governo do Estado. “Muitas vezes, não temos a chance de entrar no mercado, então, com o programa, podemos ter uma capacitação, mostrar nosso desempenho e ter uma oportunidade. Estou com uma boa expectativa de que vou conseguir”, frisa.
Já a jovem Maria Isabel Santos, 19 anos, busca conciliar os estudos no curso de Física e a procura pela inserção no mercado de trabalho por meio do PPE. “A expectativa para a faculdade é grande, mas, principalmente, para o primeiro emprego. Acho que 19 anos já é uma idade legal para começar a trabalhar. Com o curso já vem a parte prática, o que nos ajuda muito”, explica.
Mais emprego
O Programa Primeiro Emprego já chegou aos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana e Itabaianinha. A expectativa é que mais 63 turmas do programa sejam iniciadas neste ano. Podem se inscrever jovens dos 18 aos 29 anos, desempregados ou que nunca tenham tido vínculo formal de trabalho, também é necessário integrar famílias em situação de vulnerabilidade; ter concluído ou estar matriculado e com frequência regular em estabelecimento de ensino fundamental, médio, cursos técnicos ou cursos de educação de jovens e adultos; e nunca ter concluído ou evadido de outro curso oriundo do Programa Primeiro Emprego.
O PPE está integrado à plataforma GO Sergipe, que funciona como um portal de intermediação entre pessoas que buscam emprego e empresas que procuram contratar. A iniciativa também oferece espaço para empreendedores divulgarem produtos e serviços. Lançada em março deste ano, são quase nove mil usuários com currículos cadastrados. Cerca de 170 empresas já disponibilizaram mais de mil oportunidades de emprego em 15 municípios sergipanos.