O Vaticano confirmou na tarde desta segunda-feira, 21, que o papa Francisco, de 88 anos,morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma insuficiência cardíaca irreversível.
Segundo o boletim médico assinado pelo médico Andrea Arcangeli, o pontífice entrou em coma antes de falecer, nas primeiras horas da manhã, na residência Santa Marta, onde vivia desde o início de seu pontificado, em 2013.
O corpo foi colocado em um caixão às 20h (15h em Brasília), em cerimônia restrita na capela da residência. O comunicado oficial do Vaticano informou:
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Francisco, o primeiro papa latino-americano, deixa um legado de doze anos de papado marcados pela busca por uma Igreja mais próxima dos excluídos e pela defesa incansável da paz, da justiça social e do cuidado com o meio ambiente.