Dois colombianos foram presos por envolvimento em esquema de agiotagem no município de Neópolis (SE). A informação foi confirmada, nesta terça-feira (20), pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Kherton Rafael, responsável pela investigação, os suspeitos foram flagrados com uma quantia significativa em dinheiro, além de diversos cartões de anotação de empréstimos.
“As anotações revelaram que os investigados concediam empréstimos financeiros a populares, comerciantes e empresários locais, que buscavam crédito devido a necessidades financeiras urgentes. Eles circulavam diariamente pela região, oferecendo dinheiro a juros elevados e realizando as cobranças pessoalmente”, disse.
Segundo as investigações, os juros cobrados eram exorbitantes, variando em torno de 20%, caracterizando o crime de usura pecuniária, conforme previsto na Lei de Crimes Contra a Economia Popular. Diante das evidências, os suspeitos foram presos e autuados em flagrante. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de agiotagem.
A Polícia Civil informou que no Brasil eles se envolveram em atividades ilícitas, como a concessão de empréstimos a juros abusivos, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra o sistema financeiro.
Devido à gravidade dos delitos e à possível conexão com outras atividades criminosas, os procedimentos policiais lavrados serão encaminhados à Polícia Federal, que dará prosseguimento às investigações.
Fonte: G1